Deputada de Sergipe volta a ser ameaçada de morte
21 de março de 2024
Receita libera consulta a lote residual de restituição do IR
21 de março de 2024
Exibir tudo

Situação fiscal de Sergipe é a melhor do Nordeste

Segundo a secretária Sarah Tarsila, a operação vai reduzir as despesas do governo

Reportagem do jornal O Globo sobre a situação fiscal dos estados coloca Sergipe na melhor posição do Nordeste. Para chegar a essa conclusão, o estudo feito com base nos dados do Tesouro Nacional levou em conta o resultado orçamentário de todas as unidades da federação. Segundo a reportagem, o nível de endividamento do estado aparece como um dos mais baixos do país, atingindo 39,6% da receita corrente líquida.

O levantamento feito pelo jornal fluminense analisa o volume total de receitas, as despesas empenhadas e a receita corrente líquida. Esta última corresponde à arrecadação do estado descontada dos repasses para o Fundo de Educação Básica (Fundeb) e as contribuições dos servidores para o regime próprio de previdência.

Quanto maior o resultado orçamentário, mais condições o estado possui para cumprir suas obrigações, como o pagamento de salários e fornecedores, financiar políticas públicas e absorver eventuais quedas de repasses de recursos da União. O levantamento do jornal O Globo mostrou que, proporcionalmente, o indicador obtido por Sergipe é o mais alto entre os estados da região Nordeste e é inferior apenas ao alcançado pelo Paraná e Amapá.

“Isso mostra que o trabalho que tem sido feito para aumentar nossas receitas e controlar as despesas tem dado resultado, sinalizando que estamos no caminho certo. Se vivenciarmos uma situação como a do ano passado, em que tivemos uma forte queda do Fundo de Participação dos Estados no primeiro semestre, estamos mais preparados para absorver esse impacto e honrar os compromissos já assumidos”, explica a secretária estadual da Fazenda, Sarah Tarsila.

Fonte e foto: G/S

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *